A técnica psicoterapêutica “Caixa de Areia” e a Educação
No nosso Método psicomotor Vida Pura, organizamos nossas aulas em quatro momentos, sendo que o segundo momento se refere as “Vivências Psicomotoras” e no terceiro momento, que chamamos de “Acabamento”, damos uma ênfase a alguns aspectos que foram vivenciados no segundo momento.
Podemos dizer que durante as vivências psicomotoras, muitos aspectos, estruturas, funções e conteúdos psicossomáticos (psique-corpo) são estimulados e emergem à consciência.
Então no terceiro momento ajudamos nosso aluno a reelaborar, assimilar e integrar estes conteúdos à sua Individualidade, o que resulta numa resolução de conflitos e integração de conteúdos, que estavam inconscientes, fragmentados e com tonalidade afetiva que geravam desarmonia e sofrimento.
Quando conheci a técnica psicoterapêutica “Caixa de Areia”, percebi que já utilizávamos os princípios básicos desta técnica em nossas atividades do terceiro momento, quando realizamos nossas atividades na quadra de areia.
Não é exatamente igual, mas os princípios são os mesmos.
Na entrevista que fiz com a Psicóloga Emilene Frigato, falamos com mais detalhes sobre a técnica psicoterapêutica “Caixa de Areia”. Vale a pena assistir. É só clicar no link (imagem) abaixo!