Você sabia que o PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA é tanto da EDUCAÇÃO como da SAÚDE?
o PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA é considerado na legislação brasileira, como tanto profissional da educação como profissional da saúde. Isso está previsto na Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. Essa lei estabelece que o exercício da profissão de Educação Física abrange as atividades de planejamento, supervisão e coordenação de programas de atividades físicas e desportivas, bem como a prestação de serviços de orientação, assessoria e consultoria na área da saúde, da educação e do lazer.
Saiba mais sobre o Prof. Lino Azevedo Júnior
- O Prof. Lino Azevedo Júnior é graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999), com especialização em Arteterapia pela Faculdade de Ciências Médicas (depto. Psiquiatria e Psicologia) da UNICAMP1.
- Ele é o criador do Método Psicomotor Vida Pura e da Teoria Psicomotricidade Positiva, que visam promover o desenvolvimento integral do indivíduo através do movimento corporal2.
- A teoria, denominada de Psicomotricidade Positiva, refere-se da teorização da prática psicomotora do Prof. Lino em mais de 25 anos lidando diretamente com alunos de todas as idades, principalmente, com alunos com dificuldades e distúrbios de aprendizagem, com deficiências e com condutas típicas de síndromes e quadros neurológicos.
- Ele oferece um curso online de Psicomotricidade Educacional, que ensina como planejar e aplicar programas de intervenção psicomotoras em diversos ambientes educacionais, como escolas, ong´s, clubes sociais, clínicas e secretarias de educação e de esportes2.
- Ele foi consultor da UNESCO, condecorado com o prêmio “Profissional do Ano” pelo CREF/SP e com o Apoio Institucional pela ANUBRA – Associação das Nações Unidas Brasil2.
A psicomotricidade positiva é uma teoria e um método psicomotor desenvolvido pelo Prof. Lino, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento integral do indivíduo, ou seja, a sua individuação1. A psicomotricidade positiva utiliza o movimento corporal como mediador entre os mundos interno e externo do ser humano, e como estratégia de intervenção e expressão simbólica23.
A psicomotricidade positiva se baseia em conceitos da psicologia analítica de Carl Gustav Jung, da medicina vibracional de Richard Gerber, da física quântica de Amit Goswami, da neurociência de António Damásio e de outros autores que estudam a relação entre o corpo, a mente e o espírito24.
A psicomotricidade positiva se diferencia de outras abordagens psicomotoras por considerar o indivíduo como um ser holístico, que possui uma energia psíquica que pode ser estimulada e harmonizada através do movimento corporal25. A psicomotricidade positiva também valoriza a observação e a compreensão dos significados dos movimentos expressivos ou simbólicos do indivíduo, que revelam os seus conteúdos conscientes e inconscientes3.