PAPO PSICOMOTOR com Professores de Educação Física da Rede Municipal de São Sebastião

Conforme o site oficial da Prefeitura Municipal de São Sebastião, linda cidade litorânea do Estado de São Paulo:

O Que Fazer em São Sebastião – Onde Fica, Como ir, Roteiros e Hotel!

 

“A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião realizou, na última quinta-feira (22), uma formação sobre psicomotricidade para cerca de 50 professores de Educação Física da rede municipal de ensino, com o objetivo de promover a capacitação continuada dos profissionais”

 

 

“A atividade, realizada pela Coordenação Pedagógica de Educação Física da SEDUC, discutiu, entre outros aspectos, a disciplina como veículo para o melhoramento da qualidade de vida visando o desenvolvimento das habilidades físicas, cognitivas, afetivas, sociais e ambientais, como aspectos fundamentais na formação de crianças e adolescentes”.

 

 

O evento online contou com participação do professor convidado e criador do método psicomotor Vida Pura, Lino Azevedo Júnior.

“Foi um momento importante de reflexão sobre o aprimoramento das práticas de ensino, com estímulo à imaginação ativa dos professores, para que todos possam ajudar no desenvolvimento dos estudantes”, destacou o docente.

(Fonte: http://www.saosebastiao.sp.gov.br/noticia.asp?id=N2742021161223)

Ser Professor na prática é sempre estar se aprimorando, pois a vida é muito dinâmica e sempre está se desenvolvendo.

Veja a natureza, ela não para de crescer, de se desenvolver e de se adaptar às condições que ela encontra no planeta.

Nós somos parte da Natureza.

Os nossos alunos são parte da Natureza. Nós Professores e Educadores fazemos parte da Natureza. Nossas famílias – dos alunos, Professores e Educadores fazem parte da Natureza.

Todos somos Sistemas conectados a Sistemas menores e maiores, que formam o contexto da Totalidade.

Desta perspectiva, as Cidades, Estados, Países, Planeta e Universo, estamos todos, em pleno e dinâmico desenvolvimento.

 

 

Promover um encontro visando o aprimoramento profissional de Professores de Educação Física Escolar, implica em estar ciente desta dinâmica e procurar se sintonizar com o ritmo e status atual de desenvolvimento da vida em que estamos.

Poder participar desta iniciativa, organizada e sistematizada pela Secretaria de Educação de São Sebastião – SP, cidade nascida com DNA da beleza e harmonia natural, foi para mim uma grande oportunidade onde participei com muita alegria e satisfação.

Deixo registrado aqui então a minha gratidão por esta oportunidade e parabenizar pela iniciativa de promover esses encontros de formação à Profª Marta Braz, Exma. Secretária de Educação de São Sebastião, à Profª Rosana Salvini, Exma. Diretora de Educação, ao meu amigo Profº. Walter Adil, Exmo. Coordenador Pedagógico e a todos Professores de Educação Física Escolar de São Sebastião!!!

 

 

QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS ASSUNTOS ABORDADOS?

O objetivo de nosso “papo psicomotor” foi “provocar uma reflexão que vise o aprimoramento da prática profissional do Sistema Educacional e do Professor, para que ele possa melhor ajudar no desenvolvimento de seu Aluno”, além de promover um desafio de imaginação ativa, partindo de uma percepção da situação atual até uma visão que imaginamos ser ideal, que chamamos de utopia.

eBook Grátis “Como Prescrever Atividades Psicomotoras”

 

De posse de uma alegoria de um quebra-cabeça, buscamos “encaixar as peças” do cotidiano do Professor, como as peças da Visão de Mundo; Teoria e Prática; Ensino aprendizagem da “Sala de Aula” e da “Quadra”; Os Planos Políticos Pedagógicos (Federal, Estadual e Municipal), Plano de Curso e Plano de Aula; Psicomotricidade, Qualidade de Vida, Ludicidade, Habilidades Físicas, Cognitivas, afetivas e ambientais; O Aluno e o Professor; Famílias; O que fazer e o Como Fazer; Método – Sem Método.

Todas as peças tem em comum o movimento corporal, e em específico, a Psicomotricidade e a Educação Física, então resumidamente concluímos que, para caminharmos em direção à utopia, devemos olhar para a Escola como um só SISTEMA, onde professores e educadores da escola trabalham em sinergia alinhados na promoção de um mesmo Objetivo: PROMOVER O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO INDIVÍDUO.

 

lino

 Prof. Lino Azevedo Júnior

#educaçãofísica​ #pedagogia​ #psicopedagogia​ #psicomotricidade​ #terapia​

Saiba quais são os 7 passos para prescrever as suas atividades psicomotoras!

Receba eBook GRÁTIS em seu e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *