O que é PSICOMOTRICIDADE?
Psicomotricidade é uma área de estudo, pesquisa, observação e intervenção do movimento corporal como mediador entre os mundos internos e externos do Ser Humano.
Logo mais abaixo, 2 vídeos sobre definição e conceito de Psicomotricidade para nossos estudos e reflexões. Confira!!!
A Psicomotricidade estuda e pesquisa a relação dos Mundos Interno e Externo do Ser Humano, tendo como principal foco de observação o Corpo Humano e este Corpo em Movimento.
Além de estudar e pesquisar, a Psicomotricidade tem no Movimento Corporal a sua principal estratégia de intervenção (no sentido de fora para dentro; do mundo externo para o Mundo Interno; das propostas de atividades psicomotoras do Profissional “para dentro” de seu Aluno ou Assistido)
.
.
E além do estudo, da pesquisa e da intervenção, a Psicomotricidade vê o Movimento Corporal como Movimento Expressivo ou Simbólico (no sentido de dentro para fora; do mundo interno para o Mundo Externo; refere-se à linguagem corporal), ou seja, como uma linguagem verbal e não-verbal que expressa conteúdos conscientes e inconscientes do Indivíduo se expressa através do movimento corporal.
Aqui é que entra a importante postura do Profissional em observar os seus Alunos ou Assistidos para buscar compreender os significados destes Movimentos Expressivos ou Movimentos Simbólicos, para melhor compreender o Indivíduo que é o seu Aluno ou Assistido, para consequentemente, melhor poder fomentar o seu Desenvolvimento Integral ou Individuação.
.
.
As palavras chave da Psicomotricidade são:
RELAÇÃO;
MUNDOS INTERNO E EXTERNO DO SER HUMANO;
CORPO HUMANO EM MOVIMENTO,
ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO E
MOVIMENTO EXPRESSIVO OU SIMBÓLICO.
.
.
Obs.: Muito não se valoriza a Psicomotricidade devido a falta de entendimento da primeira palavra chave: RELAÇÃO.
Numa Cultura Mecanicista pouco ou nada se consegue entender a RELAÇÃO entre o Movimento Corporal como estratégia de intervenção e as TRANSFORMAÇÕES, principalmente PSÍQUICAS, que ela pode provocar, se trabalhada dentro de um CONTEXTO coerente, consistente e em sinergia, como no caso de um MÉTODO PSICOMOTOR.
O Corpo humano é a porção mais “concreta” que podemos perceber do Ser Humano, então ele se torna um importante ponto de partida para o conhecimento de “coisas” que podemos conhecer por meios indiretos, isto é, pelas suas expressões corporais verbais e não verbais.
Em outras palavras, podemos dizer, de forma geral, que não podemos ainda perceber os pensamentos de outra pessoa a menos que ela nos diga o que está pensando, ou, a não ser que consigamos compreender sua linguagem corporal que expressa, dentre outras coisas, esse pensamento através de seu corpo e de seus movimentos corporais, como nas suas expressões faciais, gestos, escritas e falas.
.
.
Podemos perceber os pensamentos, emoções e a cultura de uma pessoa por outras vias, como por exemplo pela intuição, mas sem dúvida, para a grande maioria das pessoas, o que é mais perceptível vem do corpo e esse corpo em movimento.
.
No vídeo abaixo disserto sobre a definição e conceito de PSICOMOTRICIDADE com mais elementos. Vale a pena conferir!!!
.
Mas quando nos referimos ao Ser Humano, não estamos nos referindo somente ao corpo biológico ou ao conjunto inanimado de células, órgãos e sistemas corporais como o circulatório e o nervoso, por exemplo, mas estamos nos referindo à Totalidade do Ser Humano ou Indivíduo que se expressa através desse corpo, portanto, levamos também em consideração o CENTRO e a PSIQUE que animam este corpo.
Em outras palavras, podemos dizer que, um Indivíduo em sua Totalidade só se torna parcialmente visível aos nossos sentidos porque ele se expressa através de um corpo biológico.
Uma porção mais etérea ou psíquica deste Indivíduo que temos mais facilidade em conhecer é aquela que se trata da personalidade consciente deste indivíduo, ou Ego ou Eu, como também nos acostumamos a dizer.
O Ego é um complexo que agrupa em si uma série de representações, vivências e imagens, que expressa um certo padrão cultural interno, que caracterizam a personalidade de uma pessoa.
.
.
Por “Pessoa” entendemos esse Sistema “Ego-Corpo”, que também poderíamos chamar de Eu-Estou, em contrapartida ao Indivíduo em sua Totalidade, que podemos chamar de “Eu-Sou” ou “Si-Mesmo” ou “Self”.
.
.
Quando temos a intenção de cuidar (terapia) de um Indivíduo ou ajudá-lo em seu desenvolvimento através de métodos educacionais (educação; psicopedagogia; psicomotricidade), o primeiro passo é se propor a conhecer este Indivíduo e conduzir um processo “terapêutico – psicopedagógico – psicomotor” para que ele mesmo possa transformar seus aspectos internos que estão em desarmonia com o seu Eu-Sou, ou então conhecer os aspectos positivos para que possamos fomentá-los.
Isso implica em conhecermos esse Indivíduo, cada vez mais e melhor, para termos maiores condições de cuidá-lo ou educá-lo, então podemos ter na PSICOMOTRICIDADE uma importante, poderosa e valiosa ferramenta que nos auxilie neste objetivo, que é PROMOVER O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO INDIVÍDUO ou a sua INDIVIDUAÇÃO, como diria, Carl Gustav Jung.
.
Obs.: Texto revisado em 11/09/2021.
Procurando atendimento com Psicomotricidade em Campinas, São Paulo???
Professor, Professora: Quer aprender nosso MÉTODO PSICOMOTOR NA PRÁTICA?
Clique na imagem abaixo e saiba mais
.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO ABAIXO…
#educaçãofísica #pedagogia #psicopedagogia #psicomotricidade #terapia #psicoterapia