Psicomotricidade na Educacao Infantil
Quando a criança está se desenvolvendo ainda no ventre materno faz os seus primeiros movimentos corporais.
Quando a criança nasce inicia-se uma nova fase de desenvolvimento, tanto para a mãe quanto para a criança, bem delimitada agora pela separação dos corpos físicos.
O desenvolvimento da criança envolve intenso desenvolvimento tanto do corpo físico como do ego ou personalidade consciente, ou ainda, de sua personalidade.
Corpo-ego num ritmo alucinante avançam em direção a uma maturidade e autonomia, visando a adaptação a um mundo novo que se descortina aos poucos a essa criança recém-chegada.
A criança começa então a conhecer as possibilidades deste corpo, quais são seus possíveis movimentos e quais são suas utilidades.
Quando a criança pensa que conheceu alguns movimentos deste corpo, este se desenvolve mais, se altera, se modifica, forcando a criança redescobrir novos movimentos que este “novo corpo” possibilita, agora com mais complexidade do que antes. É a vida esculpindo em três dimensões a espiral do desenvolvimento, conforme suas regras e sua natureza.
A cada momento muitas descobertas. Cada momento se desenvolve acima do momento anterior em termos de experiência e complexidade. É a vida instalando o “sistema operacional” automaticamente, provendo aos poucos à criança dos recursos que ela necessita para conviver no mundo novo que aos poucos vai sendo desvelado.
O ego, parceiro inseparável do corpo, vai engatinhando desenvolvendo a consciência. De lapso em lapso de consciência o ego vai procurando desenvolver uma consciência continua, e vai se dando conta que existe: “eu existo, pensa o ego“, que tem um corpo, que esse corpo tem suas habilidades e limitações, que esse mundo tem cores, formas, texturas, sabores, nomes, situações…
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O movimento corporal tanto expressa o individuo que habita o corpo dessa criança, através de suas decisões, comportamentos, vontades, habilidades, vocações, necessidades, etc., quanto possibilita que a criança absorva o mundo, que explore o mundo, que aprenda com o mundo e que se desenvolva com esta relação.
A Professora da Educação Infantil é uma grande e importante referência de autoridade de como se viver neste mundo desconhecido desta criança. Ela oferecerá a esta criança o seu modo de ser, de agir e de conviver.
Nenhum conteúdo da Educação Infantil fará sentido, se este não ajudar no desenvolvimento desta criança.
O movimento corporal assume papel relevante neste processo, na medida que é visto como uma expressão simbólica da individualidade, bem como, uma estratégia de intervenção.
Isso implica em favorecer uma troca entre o mundo externo e o mundo interno da criança, onde o corpo-ego e este corpo-ego em movimento são os mediadores entre um mundo e outro, tornando-se um mundo só, adaptado, assimilado,integrado!
Favorecer a exploração do mundo através do movimento é permitir que a criança se expresse através de seus movimentos, principalmente na Educação Infantil, e é uma das funções mais nobres da Professora, pois assim, estará cumprindo sua missão que é educar, que é promover o desenvolvimento integral destes pequeninos que carregam em si uma alma maleável, suscetível e receptiva as influências competentes, delicadas e amorosas das Professoras da Edução Infantil.