A simbologia do esporte

O Símbolo, como nós o vemos e na perspectiva da Psicologia Analítica, é algo que contém uma dimensão consciente e uma inconsciente.

Usando como analogia um iceberg, a dimensão consciente é a menor porção, que está visível para quem observa as margens do oceano. Já a dimensão inconsciente refere-se a maior porção, a que está submersa no “mar da inconsciência”.

Resultado de imagem para ICEBERG

Um MOVIMENTO SIMBÓLICO é uma LINGUAGEM, uma forma de se expressar conteúdos conscientes e inconscientes.

Podemos dizer que os jogos esportivos são contextos (específicos para cada esporte) onde os Movimentos Simbólicos estão presentes com intensidade física e emocional, talvez não encontrada em outras formas de expressões simbólicas.

Os jogos esportivos expressam conteúdos conscientes e inconsciente, não somente relativos ao indivíduo, mas também da coletividade humana.

Os conteúdos inconscientes da pessoa (corpo + personalidade) são chamados de “inconsciente pessoal”. Já os conteúdos (inconsciente) coletivos da humanidade, são chamados de “inconsciente coletivo”.

O esporte possibilita a conscientização, a movimentação e a expressão destes conteúdos, consequentemente, as suas reelaborações, resultando em reorganizações internas, catarses e curas, não só dos praticantes, mas também dos expectadores, que projetam no jogo seus conteúdos simbólicos.

lino

 Prof. Lino Azevedo Júnior

Saiba quais são os 7 passos para prescrever as suas atividades psicomotoras!

Receba eBook GRÁTIS em seu e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *