Carl Gustav Jung | Psicologia Analítica

A Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung é a grande inspiradora da Psicomotricidade Positiva e do Método Psicomotor Vida Pura.

Pelo que li sobre Jung, acredito que ele se considerava um empírico pois não tinha como foco principal elaborar uma teoria científica sobre Psicologia, mas em primeiro lugar estava uma busca incessante sobre o autoconhecimento e o atendimento de seus pacientes.

O método (Psicologia Analítica Aplicada) e a teoria “Psicologia Analítica” foram sendo desenvolvidos e aprimorados durante a sua vida profissional, acadêmica e nas suas próprias vivências com o seu mundo interior.

Encontrei na internet 3 vídeos muito bem feitos sobre Jung e sua Psicologia Analítica que recomendo aos meus alunos e seguidores do meu blog/canal. (link abaixo).

Gostaria que você compartilhasse seus comentários e reflexões abaixo, pois a Psicologia Analítica é muito complexa, penso não ser algo acabado mas em pleno desenvolvimento e não é consenso mesmo entre os mais estudiosos junguianos.

No livro de Barbara Hannah: Jung Vida e obra – Uma memória biográfica, ela comenta (2003, p.82):

“Havia de fato muitos conceitos teóricos com os quais se podia rotular e diagnosticar os pacientes, mas Jung jamais ficou satisfeito com os termos e a teoria, exceto como auxílio temporário. Acerca da terminologia que ele próprio criou para os diversos propósitos da psique humana, escreveu, em seu derradeiro e monumental Mysterim coniunctionis (publicado em 1955): ‘Se esses conceitos servirem provisoriamente para colocar em ordem o material empírico, eles terão servido ao seu propósito’, Costumava lamentar a tendência de muitos de seus discípulos de fazer de tais conceitos um dogma e, em determinada ocasião , exclamou exasperado:

‘Graças a Deus eu sou Jung, e não um junguiano!‘”.

 

lino

 Prof. Lino Azevedo Júnior

Saiba quais são os 7 passos para prescrever as suas atividades psicomotoras!

Receba eBook GRÁTIS em seu e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *