Objetivos da Psicomotricidade

Neste post vou responder a uma pergunta muito interessante de um internauta: Quais são os objetivos da psicomotricidade?

Em primeiro lugar entendo a psicomotricidade como área de estudo, pesquisa, observação e intervenção, do movimento corporal como mediador entre os mundos interno e externo do Ser Humano.

Assim sendo, cada campo destes, conseqüentemente, possui seu objetivo.

Obs.: Se quiser baixar o infográfico acima, basta clicar na figura.

Objetivo da psicomotricidade como “Campo de estudo e pesquisa”

Como campo de estudo e pesquisa, não querendo ser redundante e já sendo, o objetivo é estudar e pesquisar a psicomotricidade, ou seja, por um lado estudar sobre o que já se sabe sobre o assunto, e por outro, praticar, pesquisar, refletir e organizar novos conhecimentos, cada vez mais, em níveis mais aprimorados, abrangentes e profundos.

Nesta perspectiva, nos deparamos com algumas questões relevantes.

Numa visão mais ampla, nos deparamos com a visão ou percepção de mundo, como a visão mecanicista, a sistêmica, ou ainda, a holográfica.

Dependendo do nosso ponto de partida, ou em outras palavras, da visão adotada, algumas dimensões do Ser Humano como a Educação Física, Psicologia, a Biologia, a Cinesiologia e a Biomecânica, só para citar algumas, devem surgir separadas entre si (mecanicista) ou de maneira integrada (sistêmica e holográfica).

Dependendo da perspectiva adotada, o resultado do entendimento, da organização deste conhecimento e, conseqüentemente, da intervenção na prática pedagógica, psicopedagógica ou psicomotriz, será de uma determinada maneira.

Então é de suma importância, que o objetivo deste campo da psicomotricidade esteja bem claro a todos os envolvidos, pois ele influenciará a intervenção junto às pessoas que se servirão e aplicarão na prática a psicomotricidade.

Objetivo da psicomotricidade como “Observar”

O que vamos observar? O indivíduo que está se expressando através daquele corpo e esse corpo em movimento. 

No caso de professoras e professores, esse indivíduo é o seu aluno. No caso de um profissional que se utilize de uma metodologia clínica, como um médico, por exemplo, este indivíduo é o seu paciente.

Esta observação visa um maior conhecimento sobre as peculiaridades daquele indivíduo que está sendo cuidado, ou em outras palavras, conhecer melhor aquele individuo no qual as atividades psicomotoras serão estimuladas / “aplicadas”.

Objetivo da psicomotricidade como “Intervenção”

Neste caso o objetivo da psicomotricidade é gerar alguma transformação positiva no indivíduo, que na Psicomotricidade Positiva, preferimos chamar de Individuação.

Individuação é um termo usado na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, que de outra maneira podemos dizer que se refere ao Desenvolvimento Integral do Indivíduo.

Como esse termo “Desenvolvimento Integral do Indivíduo” pode soar genérico demais e não conseguirmos captar as minúcias deste processo, e consequentemente, perdermos de vista sua relação com a prática psicomotora, preferimos o termos Individuação.

Todo indivíduo carrega em sua personalidade consciente ou na sua dupla corpo+ego, uma série de aspectos positivos ao desenvolvimento que devem ser aprimorados, mas também, aspectos negativos ao desenvolvimento que devem ser trabalhados a fim de serem superados.

Então para a Psicomotricidade Positiva o objetivo da intervenção psicomotora ou da Psicomotricidade enquanto intervenção é o de fomentar o Desenvolvimento Integral do Indivíduo, ou como preferimos dizer, Fomentar a Individuação.

Concluindo

Os objetivos da psicomotricidade são: 1/2. Como campo de estudo e pesquisa, é estudar e pesquisar a psicomotricidade visando a ampliação, aprimoramento e abrangência sobre o tema; 3. Como observação visa o conhecimento profundo do indivíduo que está sendo cuidado / aluno; 4. Como intervenção é o de Fomentar a Individuação.

lino

 Prof. Lino Azevedo Júnior

Saiba quais são os 7 passos para prescrever as suas atividades psicomotoras!

Receba eBook GRÁTIS em seu e-mail... é só preencher + um clique!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *