Qual a diferença entre Psicomotricidade e Atividade psicomotora?

Neste post vou responder a uma pergunta muito interessante de um internauta: Qual a diferença entre Psicomotricidade e Atividade psicomotora?

.

Psicomotricidade é uma área de estudo, pesquisa e intervenção do movimento corporal como mediador entre os mundos interno e externo do Ser Humano.

.

Movimento Expressivo

Como mediador entendemos que há tanto um movimento “de dentro para fora”, ou seja, um movimento de energia que flui do mundo interno para o mundo externo, mediado pela dupla “corpo-ego” que pode ser chamado de Movimento Expressivo ou Simbólico.

.

Atividade Psicomotora

Mas que também há um movimento de energia que flui “de fora para dentro”, ou seja, do mundo externo para o mundo interno, característico da percepção dos estímulos provenientes do mundo externo, como o da Intervenção Psicomotora, por exemplo.

.

Diferenças

O Movimento expressivo é uma importante maneira de compreendermos aquele indivíduo que está se expressando através do movimento corporal.

Já a “Atividade Psicomotora” é uma estratégia de intervenção psicomotora onde o movimento corporal é uma intervenção que visa provocar alguma transformação no indivíduo, visando seu desenvolvimento integral.

Para solicitar nosso eBook “Como Prescrever Atividades Psicomotoras” clique aqui!

.

Concluindo

A Psicomotricidade envolve tanto o Movimento Expressivo como a Atividade Psicomotora, dependendo da maneira didática como vemos o movimento de energia “de dentro para fora” ou “de fora para dentro”.

Já a Atividade Psicomotora é uma estratégia de intervenção da Psicomotricidade, relativa somente ao movimento de fora para dentro.

Quero te pedir uma colaboração, comentando e divulgando este artigo nas suas Redes Sociais, basta comentar e clicar em “Publicar também no Facebook”. Grato!!!

lino

 Prof. Lino Azevedo Júnior

.

Saiba quais são os 7 passos para prescrever as suas atividades psicomotoras!

Receba eBook GRÁTIS em seu e-mail