A técnica psicoterapêutica “Caixa de Areia” e a Educação

No nosso Método psicomotor Vida Pura, organizamos nossas aulas em quatro momentos, sendo que o segundo momento se refere as “Vivências Psicomotoras” e no terceiro momento, que chamamos de “Acabamento”, damos uma ênfase a alguns aspectos que foram vivenciados no segundo momento.

Podemos dizer que durante as vivências psicomotoras, muitos aspectos, estruturas, funções e conteúdos psicossomáticos (psique-corpo) são estimulados e emergem à consciência.

Então no terceiro momento ajudamos nosso aluno a reelaborar, assimilar e integrar estes conteúdos à sua Individualidade, o que resulta numa resolução de conflitos e integração de conteúdos, que estavam  inconscientes, fragmentados e com tonalidade afetiva que geravam desarmonia e  sofrimento.

Quando conheci a técnica psicoterapêutica “Caixa de Areia”, percebi que já utilizávamos os princípios básicos desta técnica em nossas atividades do terceiro momento, quando realizamos nossas atividades na quadra de areia.

Não é exatamente igual, mas os princípios são os mesmos. 

Na entrevista que fiz com a Psicóloga Emilene Frigato, falamos com mais detalhes sobre a técnica psicoterapêutica “Caixa de Areia”. Vale a pena assistir. É só clicar no link (imagem) abaixo!

A técnica psicoterapêutica “Caixa de Areia” e a Educação

 

Prof. Lino Azevedo Júnior

lino

Comentários

comentários

Saiba quais são os 7 passos para prescrever as suas atividades psicomotoras!

Receba eBook GRÁTIS em seu e-mail... é só preencher + um clique!