Ludicidade e psicomotricidade, diferenças e semelhanças?

Neste post vou responder a uma pergunta muito interessante de um internauta: Ludicidade e psicomotricidade, diferenças e semelhanças?

Ludicidade é um “estado de estar”, já psicomotricidade é um modo de olhar o Ser Humano, principalmente, através do movimento corporal.

A palavra ludicidade nos remete a brincadeiras, ou melhor, nos remete a um “estado de estar” relativo ao estado similar quando uma criança está brincando. Então envolve um estado de inocência, de alegria, de pureza, de espontaneidade e de inteireza na atividade “brincar”.

Quero dizer com “inteireza” quando a criança, no estado lúdico, está envolvida na atividade “de corpo e alma”, num estado onde ela se vê concentrada e harmônica com a atividade, com ela mesma de maneira integral e com o universo.

Em outras palavras, ela está vivendo intensamente e profundamente aquela experiência, que chamamos de lúdica. Este estado traz muitos benefícios, como bem estar geral, alegria, paz e saúde integral.

A psicomotricidade observa o Ser Humano principalmente a partir de seus movimentos corporais, e vê no movimento corporal uma importante estratégia de intervenção, ou seja, uma atividade psicomotora.

Na perspectiva da Psicomotricidade Positiva para que uma atividade seja considerada psicomotora, ela deve corresponder a certas características, e a ludicidade é uma delas.

Certamente uma atividade lúdica envolve os movimentos corporais ou uma brincadeira é brincada com a participação dos movimentos corporais.

Então é nesse ponto em que a Ludicidade e a Psicomotricidade se encontram e podem ser consideradas como uma coisa só, ou seja, quando a brincadeira lúdica é uma atividade psicomotora ou a atividade psicomotora da brincadeira leva a um “estado de estar” lúdico.

Para solicitar nosso eBook “Como Prescrever Atividades Psicomotoras” clique aqui!

lino

 Prof. Lino Azevedo Júnior

Comentários

comentários

Saiba quais são os 7 passos para prescrever as suas atividades psicomotoras!

Receba eBook GRÁTIS em seu e-mail... é só preencher + um clique!

1 Comentário

  1. Rute Costa

    excelente síntese!

Comentários não são permitidos.