Psicomotricidade, o que é?

Psicomotricidade é uma área de estudo, pesquisa e intervenção do movimento corporal como mediador entre os mundos internos e externos do Ser Humano.

A Psicomotricidade, podemos dizer, estuda a relação dos Mundos Interno e Externo, tendo como principal foco de observação o Corpo Humano e este Corpo em movimento. Esta é a palavra chave da Psicomotricidade: relação. O Corpo humano é a porção mais visível que podemos perceber do Ser Humano, então ele se torna um importante ponto de partida para o conhecimento de coisas que podemos conhecer por meios mais indiretos, isto é, pelos seus reflexos. Em outras palavras, podemos dizer, de forma geral, que não podemos ainda perceber os pensamentos de outra pessoa, a menos que ela nos diga o que está pensando, ou, a não ser que ela expresse esse pensamento através de seu corpo, como nas suas expressões faciais, movimentos corporais, gestos, escritas e falas. Podemos perceber os pensamentos, emoções e a cultura de uma pessoa por outras vias, como por exemplo pela intuição, mas sem dúvida, para a grande maioria das pessoas, o que é mais perceptível vem do corpo e esse corpo em movimento.

Mas quando nos referimos ao Corpo humano, não estamos nos referindo somente ao corpo biológico ou ao conjunto inanimado de células, órgãos e sistemas como o circulatório e nervoso, por exemplo, mas estamos nos referindo à Totalidade do Ser Humano ou Indivíduo que se expressa através desse corpo, que anima este corpo. Em outras palavras, podemos dizer, que um Indivíduo em sua Totalidade só se torna parcialmente visível aos nossos sentidos porque ele se expressa através de um corpo biológico.

Para solicitar nosso eBook “Como Prescrever Atividades Psicomotoras” clique aqui!

Uma porção mais etérea ou psíquica deste Indivíduo que temos mais facilidade em conhecer é aquela que se trata da personalidade consciente deste indivíduo, ou Ego ou Eu, como também nos acostumamos a dizer. O Ego é um complexo que agrupa em si uma série de representações, vivências e imagens, que expressa um certo padrão cultural interno, que caracterizam a personalidade de uma pessoa. 

Por “Pessoa” entendemos esse conjunto Ego+Corpo, que também poderíamos chamar de Eu-Estou, em contrapartida ao Indivíduo em sua Totalidade, que podemos chamar de Eu-Sou ou Si-Mesmo.

Quando temos a intenção de cuidar (terapia) de um Indivíduo ou ajudá-lo em seu desenvolvimento (educação), conhecer para transformar seus aspectos internos que estão em desequilíbrio com o seu Eu-Sou, ou então conhecer os aspectos positivos para que possamos fomentá-los, implica em conhecermos melhor esse Indivíduo para termos maiores condições de cuidá-lo ou educa-lo, então podemos ter na psicomotricidade uma importante, poderosa e valiosa ferramenta que nos auxilie neste objetivo.

lino

 Prof. Lino Azevedo Júnior

Quero te pedir uma colaboração. Colabore divulgando este artigo nas suas Redes Sociais, basta clicar nos botões abaixo. Grato!!!

Comentários

comentários

Saiba quais são os 7 passos para prescrever as suas atividades psicomotoras!

Receba eBook GRÁTIS em seu e-mail... é só preencher + um clique!